Como conservar 

o seu queijo

Aprenda a conservar o seu queijo para que fique sempre saboroso pronto para ser servido. 

ATENÇÃO

Nossos queijos não possuem conservantes ou aditivos químicos.

Contudo, para mante-los sempre prontos para consumo, deve-se observar rigorosamente todas as instruções abaixo.

Queijos frescos

Frescal

Zero Lactose

São queijos para consumo imediato, que possuem alto teor de umidade e eliminam soro diariamente.  Mantenha o queijo em um prato para reter o solo eliminado, de preferencia em local fresco ao abrigo da luz e coberto por um protetor contra insetos. Caso opte por manter em geladeira, cubra-o com um pano úmido que deverá ser lavado em água corrente diariamente, ou embale-o em filme de pvc.

O queijo deverá obrigatoriamente ser lavado em água corrente e virado duas vezes ao dia nos primeiros cinco dias , eliminando o soro acumulado. O consumo deverá ocorrer no máximo 5 dias depois da compra.

Não congele queijos, pois afetará seu sabor e textura.
 

Queijos com casca fina

Port Salut

Saint Paulin

São queijos que ainda possuem elevado grau de umidade e poderão estar embalados em filme de PVC ou à vácuo. Este tipo de queijo,  deverá ser mantido em geladeira embalado no recipiente original até o seu consumo. Caso você abra o queijo para consumo e não o faça por completo, lave o queijo em água corrente, embale em filme de pvc e guarde-o em geladeira.  Prazo de validade três meses.

Queijos com casca

Semi-Curado

Curado

Rancharia

MR

Morbier

São queijos que possuem menor grau de umidade e devem ser guardados em local fresco e ventilado. Devem ser virados três vezes por semana. Quanto maior o período de maturação mais acentuado será o sabor e a fragrância do queijo. A melhor opção de conservação é manter o queijo sobre uma tábua de madeira coberto por um protetor contra insetos ou um escorredor de arroz invertido. Este tipo de queijo poderá ser mantido assim por prazo superior a um ano.

Obs: nunca abafe o queijo.